Rua Regina Badra 576 Alto da Boa Vista - SP
11 5524 9054

É tempo de Renascer

É tempo de Renascer

A festa de São João fecha o primeiro semestre do ano. É a época em que, naturalmente, revisamos as metas projetadas na virada do ano anterior e fazemos um balanço do que conseguimos realizar. São João é o marco do que está por vir.

Ao revermos nossos projetos externos e internos, ressoa fortemente na alma a voz da consciência; tornamo-nos sensíveis aos nossos padrões de comportamentos repetitivos, aos erros reincidentes que funcionam como um freio na atuação individual que expressa mais limpidamente o nosso próprio ser.

“Mudem seus corações e suas mentes e preparem-se para a nova era” – clamava João às margens do rio Jordão. Em grego, Joanes, era um título atribuído ao ser humano que conseguia expressar seu ser espiritual no mundo. Em suas pregações João apelava diretamente ao senso individual do que é certo e errado, presente em cada pessoa, independente de nacionalidade ou religião.

Muitos de nós a esta altura do ano, sentem-se pequenos diante do que está por vir, com medo da própria sorte – sertanejos olhando cheios de esperança o céu estrelado de junho. Elevar os olhos ao céu é um ato que, em si, é uma oração; o coração também se eleva e na imensidão do azul que nos envolve sentimos a presença de algo maior que nos acolhe e que nos enche de esperanças.

“Homem, torne-se o que você é”

Após ser batizado por João o indivíduo enfrentava seu destino pessoal, como parte do destino da Humanidade. O que acontece além das fronteiras do meu cotidiano, também é minha responsabilidade, concluía e assim sentia-se membro de uma ordem universal.
O chamado individual, nesta época de São João, é forte.
Em relação aos compromissos assumidos, sabemos intimamente, que tudo vai depender do que seremos capazes.

Renascer nas pequenas ações ordinárias do dia a dia, eis a Iniciação moderna. Tão contemporânea que na luta diária não nos damos conta do esforço que fazemos para manter a presença de espírito e para não desviar nossa atenção procurando por grandes promessas de transformação.

Respirando fundo, podemos encontrar na alma, forças novas. Reunimos coragem e pulamos a fogueira de São João. Do outro lado com a força individual intensificada, renovamos a disposição para o que queremos alcançar.

No segundo semestre, as coisas vão deslanchar!

Edna Andrade Terapeuta Biográfica e Arte Terapeuta
Edna Andrade Terapeuta Biográfica e Arte Terapeuta
Terapeuta Biográfica e Arte Terapeuta. Especializada na área de desenvolvimento humano com base na Antroposofia com formação no Brasil e em cursos na Europa. Coordenou por 15 anos o Núcleo Biográfico da Artemísia Centro de Desenvolvimento Humano. Co-pioneira da Formação Biográfica do Brasil, a qual ajudou a edificar e com a qual contribuiu por 20 anos estruturando conteúdos curriculares e criando programas de atividades artísticas. Representou, por muitos anos o Brasil no International Trainers Forum, órgão que reúne as Formações Biográficas existentes em várias partes do mundo e que é representativo da Escola Livre de Ciência do Espírito do Goetheanum na Suiça. Tem compartilhado sua experiência oferecendo master classes e short presentations nos foruns internacionais que reúne os profissionais que trabalham com a abordagem das leis biográficas. Certificação na área de consultoria interna de executivos pela Adigo Consultores. Criou e e coordenou por 10 anos o programa de atividades artísticas da Formação de Consultores da Adigo Consultoria. Foi docente de História da Arte como expressão da Biografia da Humanidade, nas formações de terapeutas artísticos da Tearte de São Paulo e Escola Sagres de Florianópolis.